Voltar
 

A CELG e o Meio Ambiente

Fonte: www.celg.com.br

Desenvolvimento com preservação

Ao produzir energia e promover o desenvolvimento do Estado de Goiás, a Celg o faz de maneira sustentável. Da implementação de projetos que visam a proteção do meio ambiente a campanhas de conscientização da população para o uso eficiente de energia, a empresa trabalha combinando desenvolvimento e preservação.

Todas as exigências legais para as licenças de instalação e funcionamento de usinas, subestações e linhas de transmissão são devidamente cumpridas pela Celg, que as mantém sempre atualizadas junto aos órgãos competentes, como o Ibama e a Agência Ambiental de Goiás.

A Companhia desenvolve vários projetos de preservação do meio ambiente dentro e fora da empresa, como a reciclagem de lâmpadas destinadas a uso próprio, e de reutilização de fios e postes. Se cada pessoa utilizar energia de forma eficiente, serão postergados os investimentos em novas usinas e o meio ambiente será preservado.
 

Projeto Araguaia

Em 2003 a Celg iniciou um trabalho de conscientização sobre o uso eficiente de energia elétrica junto aos turistas que acampam às margens do Rio Araguaia, no mês de julho, período de alta temporada. Nos fins de semana, pessoas de todas as idades e vindas das mais variadas regiões do país recebem das equipes da Celg que estão trabalhando no Projeto Araguaia informações sobre uso racional da energia elétrica e fontes renováveis. Este ano também estão sendo distribuídos sacos para coleta seletiva de lixo. O projeto, que tem como tema Energia não desperdiçada é natureza preservada, é desenvolvido em parceria com a Organização Jaime Câmara.

Rede aérea compacta

Em vários locais do Estado, a rede de energia da Celg está diferente. Em vez de quatro fios paralelos, é possível ver um só, composto de três cabos unipolares, com condutores de alumínio isolados com polietileno reticulado e unidos por torção em torno de um cabo mensageiro.

Com a nova rede elétrica, chamada de rede aérea compacta isolada de distribuição, a principal vantagem ambiental é que a poda de árvores é menos drástica. Enquanto a rede convencional demanda manutenção a cada cinco anos, a da rede compacta pode ser feita de 10 a 15 anos.

 

Início da Página