Voltar
 

A Cemig e o Meio Ambiente

Fonte: www.cemig.com.br

As atividades da Cemig e o Meio Ambiente

O comprometimento com a qualidade ambiental é a condição básica dos princípios que regem as atividades da Cemig. Através de seus programas, ela busca imprimir em seus empregados e parceiros a conscientização para a questão ambiental. Essa forma de agir, prevista na Política Ambiental da Cemig e presente em cada etapa dos trabalhos, valoriza os empregados, a Empresa e garante o desenvolvimento sustentável.

 

O Panorama Energético

A Cemig possui a maior rede de energia elétrica da América Latina, com mais de 300 mil km de extensão. Ela opera um complexo de mais de 40 usinas hidrelétricas, que geram, transmitem e distribuem energia para mais de 5,2 milhões de consumidores.

Além do compromisso com a proteção do meio ambiente, a Cemig investe em programas de conservação de energia e em pesquisas de novas fontes alternativas, tais como, energia solar térmica e fotovoltaica, energia eólica e energia a partir do gás natural.

O Conceito de Meio Ambiente

As ações ambientais da Cemig podem ser consideradas pioneiras no contexto estadual e nacional. Através da parceria nas pesquisas e nos levantamentos com Universidades e centros de pesquisa, a Empresa possui um grande acervo de dados ambientais, que tem servido ao meio científico, aos órgãos e entidades interessadas na preservação do meio ambiente e, sobretudo, à sociedade.

Atuando em várias frentes, a Cemig tem por conceito o homem e suas necessidades e, por isso, sente-se no compromisso de controlar os impactos de suas atividades e incentivar melhorias no meio ambiente das regiões onde atua.

Essa postura é refletida na execução de programas ambientais, que vão além do atendimento às leis e às normas dos órgãos competentes, e confirmam o engajamento da Cemig com a questão ambiental.

A Política Ambiental

O fundamento básico dessa política é a utilização racional dos recursos naturais com a devida preservação do meio ambiente. Ela define a postura da Cemig perante os recursos naturais e estabelece normas e mecanismos que possibilitam aos empregados e parceiros transformar essa postura em ações.

Declarada em Sete Princípios, a Política Ambiental da Cemig, editada em 1990, explicita as metas que vão orientar os trabalhos de redução, compensação ou eliminação dos impactos ambientais gerados pelas atividades da Empresa, para garantir o desenvolvimento sustentável.

Princípio n.º 1: A Cemig planeja, projeta e desenvolve suas atividades, levando em consideração as implicações relativas ao meio ambiente.

Princípio n.º 2: A Cemig administra preventivamente as implicações ambientais de suas atividades.

Princípio n.º 3: A Cemig administra os impactos ambientais significativos de suas atividades, adotando medidas mitigadoras e práticas adequadas.

Princípio n.º 4: A Cemig busca a valorização ambiental viável que pode ir além da administração de impactos exigidos pela legislação, sem contudo, assumir funções de responsabilidade de outros órgãos dos Governos Federal, Estadual ou Municipal.

Princípio n.º 5: A Cemig considera enriquecedora a participação das comunidades afetadas ou interessadas, durante as fases de projeto de suas atividades.

Princípio n.º 6: Além do cumprimento das leis, regulamentos e políticas governamentais aplicáveis, a CEMIG pode vir a complementá-los com suas próprias regras, se necessário.

Princípio n.º 7: O respeito e a valorização do meio ambiente constituem responsabilidade de todos os empregados e parceiros da Cemig e de suas subsidiárias.

Início da Página