Voltar
 

A COSERN e o Meio Ambiente

 

Fonte: www.cosern.com.br

 

 

A COSERN, ciente das suas responsabilidades como Empresa Distribuidora de Energia Elétrica no Estado do Rio Grande do Norte, desenvolveu várias ações no intuito de preservar o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida dos seus empregados, fornecedores, prestadores de serviços, clientes e a sociedade, por considerar que o homem e a natureza formam um conjunto harmônico e indissociável.

 

As ações ambientais empreendidas estão fundamentadas na sua Política de Meio Ambiente, estabelecendo uma cultura permanente de conhecimento e respeito ao meio ambiente, sendo aplicadas em todos os segmentos da Empresa. Com os empregados, promove uma contínua conscientização, através de treinamentos, palestras educativas, programas de coleta seletiva de lixo, programas de arborização em áreas internas da Empresa; formalização do Comitê de Meio Ambiente, entre outros. Também envolve suas prestadoras de serviços nas ações com palestras educativas para seus empregados. Com os clientes, governo e a sociedade, a COSERN desenvolve várias ações de conservação de meio ambiente, através de promoções de campanhas educativas em comunidades, escolas e instituições, patrocínios de seminários e conferências. Lançou a Cartilha de Meio Ambiente em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte IDEMA e o sistema FIERN/SENAI, com ampla distribuição em eventos, comunidades e escolas.

 

 

PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS PELA EMPRESA NA ÁREA AMBIENTAL:

" Participação na Semana do Meio Ambiente, Água, Sustentabilidade e Agenda 21, com instalação de estande e apresentação de várias palestras sobre Meio Ambiente -CEFET/RN, de 05 a 06/06/03.

" Apresentação de Palestras de Educação Ambiental para as Comunidades de Bom Pastor, Felipe Camarão e Monte Líbano, de 10 a 11/06/03, em Natal/RN.

" Promoção da Manhã de Conscientização Ambiental-Parque das Dunas, Natal, 16/10/03.

" Lançamento de Cartilha de Meio Ambiente-Outubro, 2003.

" Elaboração e Aprovação da Política de Meio Ambiente da COSERN.

" Modificações nos Critérios e Padrões de Construção de Subestações, mais compactas, de Linhas de Transmissão, com postes mais altos, e de Redes de Distribuição, cabos isolados e multiplexados que possibilitam um menor desmatamento, uma melhor convivência com as árvores, diminuindo a

necessidade de cortes e podas.

" Implantação do Programa de Coleta Seletiva do Lixo com o recolhimento e envio para reprocessamento de 2.500 Kg de resíduos (média mensal).

" Rearborização do Edifício Sede.

" Realização de Estudos Ambientais.

" Implantação de viveiro com 10.000 mudas para reflorestamento de áreas rurais.

" Salvamento da fauna silvestre quando da construção de novas subestações e linhas de transmissão.

" Substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio e incandescentes por lâmpadas a vapor de sódio.

" Diversos cursos de gestão ambiental para clientes e empregados próprios e terceirizados.

" Eliminação total em 1999 do uso do askarel (bifenila policlorada-PCB).

" Implantação do Programa de Coleta de Sobras de Fios e Cabos de Cobre e Alumínio nas atividades de construção e manutenção de linhas e redes, visando a limpeza da área e o reaproveitamento desses materiais.

" Implantação da Central de Tratamento de Óleo Mineral Isolante com o recolhimento e reprocessamento de todos os resíduos do óleo durante as atividades de manutenção e montagem de equipamentos elétricos que o utilizam como meio isolante.

" Implantação de Programa de Coleta de Baterias Inservíveis de celulares, de subestações e automotivas, e envio para reprocessamento.

 Início da Página