Voltar

 

A CTEEP e o Meio Ambiente

Fonte: www.cteep.com.br

MEIO AMBIENTE

O Meio Ambiente para a Transmissão Paulista é, ao mesmo tempo, uma questão preventiva – ao submeter todos os seus projetos à uma avaliação ambiental prévia, e conservacionista, seguindo os padrões mais modernos de normatização da qualidade.

pássaro.jpg (217415 bytes)

RESPEITO A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

000155(18a).jpg (233081 bytes)

A empresa assume a responsabilidade total pelas questões ambientais inerentes às suas atividades e instalações, ao mesmo tempo em que tem o compromisso de atender as leis e normas ambientais, vigentes nas esferas federal e estadual, relacionadas com o exercício de suas atividades.

CONTROLE AMBIENTAL RESPONSÁVEL

A Transmissão Paulista, com o objetivo de adequar-se à Norma ISO 14.001 e buscar a certificação ambiental, vem se estruturando para exercer um controle ambiental mais rigoroso na empresa.

Como parte deste processo, foi lançada, no Dia Mundial do Meio Ambiente de 2.001, a Política de Meio Ambiente da Transmissão Paulista. A Política reflete um forte compromisso da Alta Administração da empresa com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, garantia de eqüidade, das condições de vida do presente, para as gerações futuras.

se_santa_barbara_d_oeste.jpg (223466 bytes)

 

se_chavantes.jpg (221322 bytes)

A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental está se dando de maneira progressiva na empresa, tendo sido iniciada através de experiências piloto em duas subestações. A SE de Santa Bárbara D´Oeste, localizada na zona rural do município de Santa Bárbara D´Oeste e a ECH/ ETR – Xavantes, localizada na área urbana do município de São Paulo, com acesso pela Av. Marginal. Ambas encontram-se em fase adiantada de implementação e operação dos respectivos sistemas de gestão ambiental.

A Transmissão Paulista possui uma área de meio ambiente, ligada diretamente à presidência, denominada Assessoria de Meio Ambiente, constituída por uma equipe multidisplicinar de técnicos e especialistas, que está encarregada da coordenação das ações ambientais da empresa.

meio_ambiente5.jpg (60736 bytes)

REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

A transmissão de energia – negócio principal da empresa – é realizada de forma a conservar o meio ambiente.

Onde os impactos são inevitáveis, a Transmissão Paulista desenvolve ações para mitigá-los.

010076(6a).jpg (184967 bytes)

010077(18a).jpg (194727 bytes)

Os conceitos de projetos da Transmissão Paulista incorporam as restrições ambientais e a legislação ambiental, tais como :

  • Nos estudos de novos traçados de linhas de transmissão, os levantamentos preliminares são realizados priorizando os acessos pré-existentes, minimizando os pedidos de abertura de picadas em áreas de mata;

  • Os traçados buscam desviarem-se de áreas de matas;

  • São utilizadas estruturas maiores para a transposição de matas nativas;

  • Aumento dos vãos nas travessias de rios e córregos;

  • Utilização de estruturas autoportantes, ao invés de estaiadas, e redução da largura da faixa em locais de topografia acidentada, para minimizar processos erosivos.

Compromisso com a sociedade

Os projetos de transmissão de energia devem buscar sempre a harmonia entre os interesses da sociedade e a conservação do meio ambiente. O melhor instrumento para sua concretização é o desenvolvimento de ações de educação ambiental em interação com a comunidade e as instituições em sua área de influência.

Em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Transmissão Paulista está participando da recuperação ambiental e paisagística do canal do Rio Pinheiros, no município de São Paulo.

000308(13a).jpg (188982 bytes)

-

000308(33a).jpg (192813 bytes)

meio_ambiente3.jpg (225092 bytes)

O “Projeto São Paulo Pomar Mais Verde Mais Vida” foi executado, inicialmente, na margem esquerda do Rio Pinheiros e a Transmissão responsabilizou-se pelo plantio e pela manutenção dos canteiros situados, em um trecho de 1 km, entre a Estação Elevatória Traição e a Estação Berrini da CPTM. O projeto vem sendo executado utilizando-se de mão-de-obra pertencente ao Programa São Paulo na Frente pelo Trabalho, do Governo do Estado.

As plantas introduzidas nos canteiros já floriram, revitalizando a margem do Rio Pinheiros e comprovando o sucesso do projeto.

AÇÕES AMBIENTAIS DA COMPANHIA

  • Licenciamento ambiental de projetos e obras em andamento e novas autorizações pertinentes

  • Implantação de sistemas de gestão ambiental – Norma ISO 14.001/96

  • Gestão prudente de campos eletromagnéticos

  • Manejo de Vegetação nas faixas de segurança de linhas de energia e no entorno de subestações

  • Integração visual das linhas de transmissão e subestações à paisagem.

 


Início da Página