MEDIDAS EM FIBRAS ÓPTICAS

ATENUAÇÃO POR RETROESPALHAMENTO

Este teste é realizado com um instrumento chamado OTDR (optical time domain reflectometer), que significa refletômetro óptico no domínio do tempo. O instrumento faz uso do fenômeno do espalhamento de Rayleigh, que é a irradiação da luz das moléculas de vidro, proporcional à luz incidente. O instrumento faz uso deste fenômeno da seguinte forma:
· Gera-se um impulso luminoso que é inserido na fibra óptica sob teste.
· Ao percorrer a fibra até um ponto X, a luz é atenuada.
· Ao chegar no ponto X, a luz provoca o espalhamento de Rayleigh das moléculas de vidro desse ponto, com intensidade proporcional à luz existente nesse ponto.
· Como o espalhamento é homogêneo em todas as direções, parte dessa energia luminosa retorna à fonte (OTDR).
· A luz que retorna à fonte também é atenuada. É importante observar que a atenuação do retorno à fonte é igual à atenuação do sinal até o ponto X, pois o caminho de propagação é o mesmo.
· O OTDR mede a potência de luz que retorna à fonte, bem como o tempo gasto para que o impulso gerado vá até o ponto X e retorne ao início da fibra.
Para que o OTDR possa calcular a localização do ponto X, é necessário fornecer-lhe o índice de refração da fibra sob teste. Para este cálculo, o instrumento faz uso da seguinte fórmula , onde
· L é a distância entre o ponto X e o início da fibra óptica
· Dt é o tempo de propagação do sinal luminoso de ida e volta ao ponto X
· v é a velocidade da luz na fibra dada por v=c/n (c é a velocidade da luz no vácuo e n é o índice de refração fornecido ao instrumento)
É importante observar que a atenuação só é precisa se o espalhamento de Rayleigh for homogêneo em toda a fibra óptica. As vantagens deste tipo de medida é que necessitamos de apenas uma ponta da fibra, não é destrutivo, possibilita medir comprimentos, atenuação das emendas, atenuação nos conectores, localiza defeitos, etc. Como desvantagens, podemos citar:
· Possui pequena faixa dinâmica de medidas
· A atenuação só é precisa se o esplhamento de Rayleigh for homogêneo em toda a fibra óptica
· Necessita do índice de refração
· Não mede atenuação espectral
Sua utilização é muito comum em todas as fases de implementação dos sistemas ópticos. Os instrumentos e acessórios utilizados neste teste são clivador, cordão de fibra de lançamento próprio para o OTDR utlizado (pig tail) e o OTDR.

Início da Página